quinta-feira, 28 de maio de 2015

Conceição de Jacareí precisa de um Posto de Informações Turísticas!





Como havia comentado na postagem anterior, o Plenário da Câmara aprovou nesta quinta-feira (28/05/2015) duas indicações que apresentei. A primeira, de n.º 163/2015, versa sobre a criação de um Hospital Maternidade (ler texto Um Hospital Maternidade para Mangaratiba). Já a outra, a de n.º 164/2015, é a que compartilho a seguir pretendendo a construção de um Posto de Informações Turísticas no distrito de Conceição de Jacareí:


INDICAÇÃO LEGISLATIVA N.º 164/2015

   
    Tenho a honra de I N D I C A R ao Exmo. Sr. Dr. Prefeito Municipal de Mangaratiba a seguinte medida em favor de nossa coletividade:


"Que o Poder Executivo Municipal crie um Posto de Informações Turísticas no Distrito de Conceição de Jacareí."


J U S T I F I C A T I V A


A nossa Mangaratiba possui um incrível potencial turístico que até hoje é muito pouco divulgado e mal trabalhado. Além das frequentadas praias do continente, possuímos curiosas ilhas, montanhas, florestas, cachoeiras com águas cristalinas, propriedades rurais, prédios e ruínas de inestimável valor histórico. Temos aqui uma parte do Parque Estadual do Cunhambebe, criado através do Decreto Estadual n.º 41.358/2008, com uma área de 38 mil hectares e que abrange não só o nosso Município como também Angra dos Reis, Rio Claro e Itaguaí.

Todavia, é preciso desenvolver melhor aquilo que temos a oferecer sendo fundamental haver em todos os distritos serviços de orientação ao turista através de postos de atendimento localizados em lugares visíveis e de fácil acessibilidade pelo público. Assim, além de Itacuruçá e do 1º Distrito, entendo que outras localidades a exemplo Muriqui, Praia Grande, Serra do Piloto e Conceição de Jacareí poderiam dispor de seus respectivos centros de visitantes ou postos de informações turísticas.

Como se sabe, um posto de informações turísticas, com funcionários bem treinados para atender com qualidade o público, não só divulgaria os produtos e serviços de uma localidade como também os demais lugares para visitação e lazer. Deste modo, além de conhecer melhor as opções de hotéis, pousadas, áreas de acampamento, bares, restaurantes, serviços de guia, passeios de barco, lojas de artesanato e eventos culturais, o turista seria instigado a permanecer por mais tempo na região injetando recursos na nossa economia.

Pelo que se observa a Vila de Conceição de Jacareí tem sido um dos pontos de embarque mais movimentados para a Ilha Grande sendo certo que muitos turistas, ao passarem por lá, desconhecem que nós também temos história, monumentos, trilhas ecológicas, praias paradisíacas, cachoeiras e picos para serem percorridos. Por isso, se desejamos atrair mais visitantes para Mangaratiba, eis que a colocação de um posto de atendimento turístico próximo ao cais do 2º Distrito torna-se justificável, sendo certo que, nos meses de janeiro e de fevereiro, bem como num dia movimentado de véspera de feriado, corresponderiam ao momento oportuno a fim de que representantes da Secretaria Municipal de Turismo possam desenvolver um trabalho de apresentação dos atrativos de Mangaratiba ali.

Quero lembrar que a revitalização do cais de Conceição do Jacareí trata-se de uma demanda antiga da comunidade local, existindo até um projeto na Prefeitura tratando do assunto. Sendo assim, a colocação de um posto de informações turísticas ali configura-se uma medida adequada para alavancar o desenvolvimento do turismo tanto no 2º Distrito como em todo o Município de Mangaratiba.

Pelo exposto, pede-se ao Poder Executivo Municipal que crie um posto de atendimento ao turista em Conceição do Jacareí, de preferência próximo ao cais do 2º Distrito, escolhendo um lugar estratégico para a prestação do serviço de informação e de orientação aos visitantes, conforme sugerido acima.


Sala das Sessões, em 28 de maio de 2015.



José Maria de Pinho


(Vereador-Autor)



OBS: Imagem acima extraída da página da Prefeitura de Mangaratiba na internet, em http://www.mangaratiba.rj.gov.br/portal/distritos/conceicao-de-jacarei.html

Um comentário:

  1. Sem dúvidas que o turismo sai ganhando com essa proposta, a qual também contribui para reforçar a necessidade de revitalização do cais de Conceição do Jacareí. Com um centro de informações turísticas ali, uma equipe da Secretaria de Turismo poderá abordar os viajantes quando estes estiverem em busca de transporte para partirem rumo à Ilha Grande. Considero importante despertarmos no público que por aqui passa o desejo de retornar à Costa Verde a fim de conhecer também os nossos atrativos de Mangaratiba. Nos dias mais movimentados, quando um excesso de pessoas estiver embarcando, acredito que alguns turistas poderão mudar seus roteiros resolvendo explorar um pouquinho do nosso belo Município com seus maravilhosos recantos.

    ResponderExcluir