quinta-feira, 30 de julho de 2015

O transporte de estudantes na Ilha da Marambaia




Atento às dificuldades de transporte marítimo dos alunos de ensino médio residentes na Marambaia, encaminhei hoje ao prefeito Dr. Ruy o Ofício de n.º 062/2015 para que a Prefeitura cumpra com o seu dever de conduzir os estudantes até o continente e de volta à ilha. 

Na escola municipalizada Levy Miranda existente na Marambaia, apenas é oferecido o ensino fundamental. Logo, se o jovem de lá quer prosseguir nos seus estudos, precisa matricular-se no Colégio Estadual Montebello Bondim, em Muriqui. E, como relatei na postagem anterior, Dragagem do cais de Itacuruçá, os ilhéus são transportados até de Itacuruçá numa embarcação da Marinha que parte bem cedo dos cais do Centro de Adestramento da Ilha da Marambaia (CADIM) e só costuma chegar ao destino por volta das sete horas da manhã. Porém, este horário não é favorável para os alunos que, desembarcando em Itacuruçá, necessitam ainda de uma outra condução até Muriqui.


Após as aulas, surge um novo problema que é a longa espera dos estudantes quanto à volta para a ilha. Ao invés de retornarem imediatamente para as suas casas, os alunos ainda têm que aguardar a tarde inteira pelo transporte da Marinha e só desembarcam de noite na Marambaia. Ou seja, não dispõem um local adequado/confortável para estudarem e descansarem no período vespertino, o que, inegavelmente, influencia no desempenho escolar.


Ocorre que a problemática ainda vai muito além disso. Para quem não conhece a Marambaia, trata-se de uma região relativamente extensa e a população residente espalha-se desde a Pescaria Velha, ao sul, até à Praia da Armação, ao Norte. Esta, por exemplo, situa-se distante uns seis quilômetros até cais do CADIM por meio de trilha, tendo que subir e descer o Morro do Fuzileiro. Já a Pescaria Velha, longe em praticamente dois quilômetros, fica ilhada na época de chuvas e maré cheia, o que inviabiliza o deslocamento terrestre. Isto sem nos esquecermos que os jovens acabam tendo que andar no escuro correndo o risco de tropeçarem ou de serem picados por algum animal peçonhento. 


Nossa sugestão à Prefeitura é que ela passe a fornecer combustível para a Associação de Pescadores e Maricultores da Marambaia (APMIM), a qual dispõe de uma embarcação em condições de transportar os alunos, conforme se vê na foto abaixo. Com isso, os estudantes poderiam partir da ilha num horário mais adequado e em condições melhores sem sofrerem prejuízos quanto ao aprendizado escolar e nem se arriscando nas trilhas.


Defendemos ainda que, além do fornecimento de combustível, a Prefeitura construa um deck, ou ceda uma estrutura móvel que ajude a saída e entrada de embarcações. Todo esse auxílio poderia ser feito através de convênio entre o Poder Público local e a associação de pescadores. Ou seja, a própria comunidade receberia apoio do Município para prestar o serviço de transporte escolar.







Ofício n.º 062/2015

Mangaratiba - RJ, 27 de Julho de 2015.

Ao
Exmo. Sr.
Ruy Tavares Quintanilha
MD: Prefeito Municipal de Mangaratiba

Assunto: Solicitação de auxílio quanto ao transporte marítimo de estudantes e moradores na comunidade de Pescaria Velha (sul da Ilha da Marambaia)

     Senhor Prefeito,

Durante a visita realizada por minha assessoria na Ilha da Marambaia, nos dias 20, 21 e 22 de julho, foi constatada a dificuldade que moradores da localidade de Pescaria Velha, parte sul da Marambaia, enfrentam em épocas de maré cheia para se deslocarem até o continente e outras partes da ilha. Pois, quando a maré enche e o volume do córrego aumenta, as pessoas ficam ilhadas em suas casas e precisam de uma embarcação para fins de locomoção, necessitando também de combustível.

De acordo com informações passadas pelo Sr. Paulo, presidente da Associação de Pescadores e Maricultores da Marambaia (APMIM), o problema tem afetado principalmente aos estudantes que cursam o ensino médio em Muriqui. Pois, apesar do transporte oferecido pela Marinha que parte diariamente do cais do CADIM, os alunos muitas vezes acabam chegando na escola com atraso e, depois da aula, passam o dia inteiro no continente até à segunda partida da embarcação de Itacuruçá, entre o final da tarde e começo da noite.

Tal situação, indiscutivelmente, é prejudicial aos estudos desses adolescentes e jovens que deveriam ter mais conforto e melhores oportunidades para se dedicarem aos estudos. Porém, caso a própria associação de pescadores recebesse do Município o combustível e pudesse fazer ela mesma o transporte diário dos alunos do ensino médio, a situação melhoraria.

Além do fornecimento de combustível poderia a Prefeitura ajudar no transporte construindo um deck, ou cedendo uma estrutura móvel que ajudasse a saída e entrada de embarcações. Todo esse auxílio seria feito através de convênio entre o Poder Público Municipal e a associação de pescadores.

Vale lembrar que a escola estadual municipalizada existente na Marambaia oferece apenas o ensino fundamental. E para o estudante continuar o ensino médio torna-se necessário ir para o continente utilizando duas conduções: uma da Marambaia até Itacuruçá e outra até Muriqui. E, em se tratando dos moradores da Pescaria Velha, há uma distância considerável de uns 2 km até o cais do CADIM, o que pode demandar um gasto de meia hora ou mais se o trecho for percorrido a pé. Ainda mais enfrentando chuva ou caminhando à noite.

Certo da atenção que V. Exa. dispensará ao exposto acima, aproveito para reiterar os meus protestos de elevada estima e distinta consideração.

Atenciosamente,


José Maria de Pinho

Vereador Municipal

Nenhum comentário:

Postar um comentário