quinta-feira, 25 de junho de 2015

A necessidade de um farmacêutico no CAPS




Como sabemos, os pacientes da psiquiatria do município recebem suas medicações numa farmácia que funciona dentro do Centro de Atenção Psicossocial -  CAPS, a qual é mantida pela Secretaria Municipal de Saúde.

No entanto, entendemos que se faz necessária a presença de um profissional especializado no local para que ele possa não somente responder pela atividade de distribuição de remédios como também orientar o público sobre o uso correto dos mesmos. Trata-se, pois, de prestarmos serviços de Atenção Farmacêutica, a qual envolve o processo pelo qual o farmacêutico coopera com o paciente no desenho, implementação e monitorização do plano terapêutico prescrito pelo médico. Através da sua atuação em conjunto com outros profissionais, busca-se promover a saúde e prevenir doenças. Com isso, a avaliação e a monitorização do uso do medicamento tornam-se importantes no contexto da saúde mental.

Relevante lembrar que a Atenção Farmacêutica é uma área dentro da Assistência Farmacêutica e que foca suas atividades no usuário de medicamentos, humanizando mais o processo terapêutico. Cuida-se de uma relação feita em acordo, entre o paciente e o farmacêutico, na qual este profissional realiza as funções de controle do uso dos remédios (com habilidades e conhecimentos apropriados), consciente de seu compromisso com os interesses do paciente.

Na prática da Atenção Farmacêutica, o profissional deve garantir a provisão responsável da terapia medicamentosa com o propósito de alcançar resultados que melhorem a qualidade de vida do paciente, os quais são: 1) Cura da doença; 2) Eliminação ou redução dos sintomas; 3) Diminuição da progressão da doença; e 4) Prevenção de doenças ou de outras condições indesejáveis. Para tanto faz-se necessário que Mangaratiba tenha um programa envolvendo a atuação de farmacêuticos no sentido de que estes prestem orientações ao público através de atendimentos individuais ou em grupo.

Assim, a fim de que o nosso Município possa desenvolver uma metodologia de educação sanitária que promova o uso correto de medicamentos objetivando uma melhora na qualidade de vida do paciente, obtendo-se resultados clínicos positivos, foi que apresentei na sessão de hoje da Câmara dos Vereadores a INDICAÇÃO N.º 221/2015 (aguardando que providências sejam tomadas pelo Poder Executivo e o prefeito coloque um farmacêutico para atender diariamente o público na farmácia situada no CAPS). Acredito que assim estaremos contribuindo para humanizar os trabalhos desenvolvidos na área de saúde mental, atingindo uma significativa parcela da população da cidade.


Foto: Prédio do CAPS / Página da Prefeitura Municipal de Mangaratiba

Um comentário:

  1. Muito importante que a Prefeitura atenda a essa reivindicação e a Câmara aprove o Projeto de Lei Municipal n. 06/2015.

    ResponderExcluir