terça-feira, 9 de junho de 2015

Novas indicações para Muriqui




Na sessão desta terça-feira (09/06/2015), apresentei duas indicações para o Distrito de Muriqui, as quais foram aprovadas pelo Plenário do Legislativo. São elas:

- Indicação n.º 184/2015: "Que o Poder Executivo Municipal feche o acesso à captação de água de Muriqui a fim de evitar que pessoas tomem banho no local."

- Indicação n.º 185/2015: "Que o Poder Executivo Municipal remova as vagas de estacionamento de veículos na Avenida Beira Mar, Muriqui, para o lado do calçadão da praia do distrito."

Quanto à captação de água do 4º Distrito, situada acima da cachoeira de Muriqui, eis que o local precisa ser devidamente protegido pois se trata de uma questão de saúde da população. Ocorre que, no verão, pessoas tomam banho no local apesar de todos os avisos de proibição.

Como se sabe, é preciso prevenir em nossa região o aumento dos casos de hepatite e de outras doenças causadas pela contaminação das águas. E, neste sentido, o cercamento da captação de água colocando uma porta de acesso trancada por cadeados seria a medida mais acertada.

Por outro lado, há que se levar em conta o direito de uso de uma antiga servidão por sitiantes do local e praticantes do ecoturismo. Trata-se de uma trilha que liga a Cachoeira 1 até à localidade de Rubião, na Serra do Piloto. E, coincidentemente, essa via passa próximo da captação de água. Assim, para que a Prefeitura possa cercar a área de captação de água, sem prejudicar o direito de ir e vir das pessoas, torna-se aconselhável que seja modificado o trajeto dessa via, colocando os obstáculos que forem necessários para se evitar o indesejável acesso de banhistas ao rio.

Em relação ao estacionamento na Avenida Beira Mar (orla de Muriqui), sabemos que umas das dificuldades de quem vai à Praia de Muriqui é encontrar vaga para estacionar. Principalmente nos feriados e nos finais de semana mais ensolarados do verão quando a Avenida Beira Mar chega a ficar intransitável nos horários de maior movimento.

Além disso, o estacionamento de veículos nesse extenso logradouro de Muriqui tem sido motivo de dor de cabeça para muita gente que mora em frente à praia. Não raras vezes, algum motorista larga o carro justo nos portões de garagem dos prédios sendo que, nas proximidades da sede náutica do Iate Clube, é comum encontrar um excesso de veículos mal estacionados dificultando o direito de locomoção dos demais condutores.

Para que os problemas sejam amenizados na localidade, pode muito bem o trânsito de automóveis na tal avenida mudar de faixa, passando os motoristas a trafegarem pelo lado esquerdo da via e removendo o estacionamento para junto do calçadão da praia. Com essas medidas, aumentaremos o número de vagas disponíveis! Isto porque, se considerarmos os espaços das ruas perpendiculares e das entradas de garagem, tais indisponibilidades simplesmente não existem no lado da praia.   Consequentemente, os moradores não ficariam mais tão irritados com os carros que param de maneira indevida em frente às residências.

Em termos de custos, o Município não iria gastar altos valores para trocar o estacionamento de um lado ao outro. Aliás, tal medida seria muito bem compensada com o consequente aumento de banhistas na praia que, por sua vez, consumiriam mais nos quiosques e restaurantes, contribuindo em favor da arrecadação de tributos pela Prefeitura.


Foto: Portal da Prefeitura de Mangaratiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário