terça-feira, 11 de agosto de 2015

Pela informatização do nosso hospital municipal




Estamos numa era de informação e, como podemos considerar, todos os departamentos públicos precisam estar aparelhados nesse sistema, inclusive o setor da saúde.

Assim sendo, entendemos que, com a informatização do hospital municipal, desde a recepção até às salas de atendimento dos médicos, poderá haver um salto de qualidade no atendimento prestado ao cidadão. Por exemplo, os médicos terão condições de emitir o receituário digitalizado sendo que o prontuário de cada paciente pode ali ser instalado acabando com as fichas que muitas das vezes acabam extraviadas e não são mais encontradas. 

Para acompanhar todas as ocorrências do paciente, tais como exames, internação e avaliações do médico, outra adequação que pode vir junto com a informatização do HMVSB seria a consulta no cadastro pelo número do Cartão Nacional de Saúde (CNS), item que facilitaria a pesquisa do prontuário da pessoa. Pois, considerando que, quando um paciente dá entrada na emergência (pronto-socorro), pode haver situações específicas acerca de sua saúde, esses dados poderão imediatamente ser levantados através do sistema.

Vale lembrar que o tema da modernização das  nossas unidades de saúde já foi apreciado por esta Casa Legislativa há dois anos atrás quando o Plenário aprovou a Indicação n.º 108/2013 de autoria do vereador Alan Costa (Alan Bombeiro). Porém, como podemos facilmente verificar, não houve atendimento por parte do Poder Executivo Municipal.

Assim sendo, nesta nova Indicação de n.º 244/2015, aprovada na presente data, a fim de "que o Poder Executivo instale o sistema de informatização no Hospital Municipal Victor Souza Breves", propomos melhorias para a saúde de Mangaratiba, objetivando oferecer à comunidade (e aos próprios profissionais dessa área) um serviço eficaz e seguro, sendo esse o nosso anseio no atendimento por parte do Poder Executivo Municipal.


OBS: Foto acima extraída de uma notícia encontrada no site da Prefeitura Municipal de Joinville, conforme consta em https://www.joinville.sc.gov.br/noticia/1036-Sistema+informatizado+de+gest%C3%A3o+em+sa%C3%BAde+%C3%A9+implantado+no+Hospital+S%C3%A3o+Jos%C3%A9.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário