sexta-feira, 12 de junho de 2015

A sinalização da Trilha Rubião - Muriqui




A atividade turística é de fundamental importância para o desenvolvimento de Mangaratiba, sendo certo que temos aqui um grande potencial para o ecoturismo. Estou ciente das dificuldades econômicas atuais do nosso município, porém os investimentos em ecoturismo jamais podem ser considerados como dinheiro perdido pois há um retorno para as comunidades envolvidas. Estas podem muito bem participar do aproveitamento da natureza para fins de lazer através de projetos de inclusão social que se harmonizam com a preservação do meio ambiente. Por esse motivo, não podemos deixar as trilhas de Mangaratiba abandonadas de modo que, na sessão de ontem da Câmara Municipal, foi aprovada a Indicação de N.º 192/2015 de minha autoria, solicitando a sinalização da Trilha Rubião - Muriqui, o que beneficiará muito não só os visitantes turísticos como também a própria população rural de pequenos produtores que faz uso dessa via. Segue adiante o texto da proposição junto com sua justificativa:


INDICAÇÃO N.º 192/2015


Tenho a honra de  I N D I C A R  ao Exmo. Sr. Dr. Prefeito Municipal de Mangaratiba a seguinte medida em favor de nossa coletividade:

"Que o Poder Executivo coloque placas de sinalização na trilha Rubião-Muriqui"


J U S T I F I C A T I V A

Entre as localidades povoadas de Cachoeira I (Distrito de Muriqui) e Rubião (Distrito da Serra do Piloto) há uma histórica trilha até hoje utilizada por sitiantes da região e praticantes do turismo ecológico. Ocorre que nem sempre tal via encontra-se em condições adequadas para os caminhantes concluírem a travessia, havendo algumas bifurcações que dão acesso a propriedades particulares. Assim, é fundamental que seja feita a sinalização da referida trilha que deverá ao menos indicar: (i) a discriminação dos destinos e os locais de acesso definidos conforme projeto de unificação e padronização das toponímias a ser elaborado pelo Poder Público; (ii) as características do trecho a ser percorrido; e (iii) mensagens de educação ambiental. É fundamental o Poder Público elaborar um Plano Municipal de Circulação para as Trilhas de Mangaratiba, estabelecendo a hierarquização, o detalhamento de traçados, as dimensões e os critérios de pavimentação, sinalização e infraestrutura adequados à paisagem, ao ambiente e à capacidade de suporte.

Sala das Sessões, em 11 de junho de 2015.


José Maria de Pinho
(Vereador – Autor)

4 comentários:

  1. Gostaria de parabenizá-lo pela visão que possui sobre a potencialidade do ecoturismo no município de Mangaratiba. Para um maior apoio e divulgação seria importante entrar em contato com a equipe do Parque Estadual Cunhambebe e APA Estadual de Mangaratiba, unidades de conservação administradas pelo Inea, pois existem diversos projetos de mapeamento e de implementação de trilhas nos trechos Sahy x Rubião, Sahy x Muriqui e inclusive a trilha Rubião x Muriqui, pois essas áreas estão inseridas dentro dos limites das unidades de conservação. Uma parceria entre estado e município para implementação de atividades de ecoturismo seria muito benéfica para o município de Mangaratiba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      Quero agradecer pelos comentários em nome do vereador Zé Maria, os quais chegaram em hora bem oportuna vista que, faz algum tempo, temos a pretensão de reivindicar algo acerca da trilha Rubião-Sahy. Esta, segundo algumas notícias de internautas, teria tido o acesso ao público fechado pelos proprietários rurais da região sendo que, no mês passado, eu mesmo verifiquei a impossibilidade de realizar o roteiro quando andei caminhando pela Serra do Piloto.

      Todavia, considerando a gestão do PEC pelo INEA, realmente há que se buscar primeiro tal parceria para que as atividades de ecoturismo possam ser brevemente implementadas na unidade com o uso das trilhas que vierem a ser autorizadas pelo instituto.

      Cordialmente,

      Rodrigo Phanardzis Ancora da Luz
      (Assessor Parlamentar)

      Excluir
  2. Tambem concordo, sou morador de Muriqui sou biologo e guia de turismo, e pratico turismo ecologico no rio de janeiro, levo grupos para diversos locais, e nossa cidade tem um grande potencial, porem nao aproveitado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!

      Inegavelmente, o PEC precisa de uma urgente estruturação nas suas trilhas e precisamos cobrar isso do INEA. Até hoje não consigo entender como um estado que recebe tantos recursos da atividade petrolífera foi incapaz de desenvolver o ecoturismo em suas unidades de conservação.

      Lutemos juntos pela causa!

      Excluir